Centro de Infusão

Como é feita uma infusão?

Na Clínica Infusão, as crianças fazem a infusão de imunoglobulina humana subcutânea brincando!

Avaliação inicial

Antes de iniciar a infusão, um profissional de saúde irá revisar o histórico médico do paciente, discutir o tratamento planejado e verificar se há alergias, medicamentos em uso ou outras condições que possam influenciar o processo de infusão.

Preparação do paciente

O paciente será acomodado em uma cadeira ou cama confortável na área de administração. O membro da equipe de saúde irá preparar o local de inserção da agulha, de acordo com a via solicitada pelo médico do paciente.

Administração da medicação

A receita médica do paciente é solicitada para verificação da medicação e via de infusão solicitada pelo médico do paciente (intravenosa, intramuscular ou subcutânea).

Via intravenosa:
O profissional de saúde irá inserir uma agulha fina ou um cateter em uma veia. Para algumas medicações é necessário o uso de bomba de infusão, programada com a taxa de administração adequada para garantir que o medicamento seja liberado no ritmo necessário.
O tempo de infusão varia com a medicação e velocidade de infusão solicitadas pelo médico do paciente, podendo variar de 30 minutos a 6 a 8 horas.

Via intramuscular:
O profissional de saúde irá inserir uma agulha adequada para infusão intramuscular no glúteo ou músculo deltoide do paciente.
Tempo de infusão é rápido, tipo de infusão conhecido popularmente como injeção.

Via subcutânea:
Esse tipo de infusão varia de acordo com a medicação.
De maneira geral, o profissional de saúde usa uma agulha adequada para hipodermoclise (punção de tecido subcutâneo), mas o método da infusão varia de acordo com a medicação prescrita.
A imunoglobulina humana subcutânea é realizada com agulha para subcutâneo e cateter ligado a uma bomba de infusão para seringa. O tempo de infusão varia com a dosagem e apresentação da medicação. Pode ser usado até 4 vias simultâneas e a infusão pode variar
de 30 minutos até 2 a 3 horas.
Outros imunobiológicos usados para tratamento de doenças alérgicas, reumatologicas e gastroenterologicas, vem em seringas já com aplicadores, sendo realizados em tecido subcutâneo pelo profissional de saúde, com tempo de infusão rápido como uma injeção.

Monitoramento contínuo

Durante todo o processo de infusão, o paciente será monitorado regularmente pela equipe de saúde. Isso pode incluir a verificação dos sinais vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de oxigênio, além de observar qualquer reação adversa ou efeito colateral.

Conclusão da infusão

Quando a infusão estiver completa, a equipe de saúde desconectará os equipamentos e removerá a agulha ou cateter. O local de inserção será limpo e coberto adequadamente para promover a cicatrização.

É importante ressaltar que o processo exato pode variar dependendo do tipo de infusão, da medicação ou solução administrada e das necessidades individuais do paciente. A equipe de saúde estará presente para fornecer orientações, responder a perguntas e garantir o conforto e segurança do paciente durante todo o procedimento.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições